JULIANE
SCOTNICCI
VELHA
DA ADIÇÃO DE FRAÇÕES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4
|
10
|
1
|
3
|
14
|
9
|
8
|
17
|
7
|
10
|
13
|
12
|
11
|
15
|
5
|
7
|
2
|
16
|
6
|
9
|
12
|
4
|
13
|
8
|
14
|
Conteúdo:
adição de frações de mesma base e simplificação de frações.
Número
de participantes: dois alunos ou duas equipes.
Materiais
utilizados: o tabuleiro, dois clipes e trinta e seis fichas sendo dezoito de
cada tipo.
Objetivo
do jogo: cobrir os cinco números na seqüência sendo na linha, coluna ou na
diagonal.
Estratégia:
escolher qual é a melhor fração para efetuar a soma e cobrir os números na
seqüência na tabela maior.
Cada jogador recebe dezoito fichas
de uma cor e escolhem-se quem começa a jogar. Na sua jogada, e somente no
inicio, o jogador coloca os dois clipes sobre duas frações do quadro menor e
efetua a sua soma, colocando a ficha cobrindo o resultado no quadro maior. O
próximo jogador irá movimentar somente um dos clipes, sempre escolhendo o
melhor para a sua jogada, efetuando a soma das frações e novamente marcando o
resultado na tabela maior. Em cada jogada o objetivo é encontrar estratégias
para fechar o jogo impossibilitando o colega de ganhar.
Se caso o resultado estiver coberto o jogador
passará a vez.
A
partir da primeira jogada, cada jogador só pode movimentar um clipe por jogada
no quadro menor, tentando cobrir cinco números na mesma linha, coluna ou na
diagonal no quadro maior, podendo colocar os dois clipes sobre a mesma fração.
Ganha
o jogador que cobrir cinco números na seqüência por primeiro. Caso nenhum dos
jogadores consiga cobrir os cinco números e já estejam sem possibilidades de jogo, considera-se como
empate e reinicia-se o jogo.
Outra
opção de jogo é atribuir pontuações para quem cobrir linha, coluna, diagonal
superior e inferior, cantos com quatro números formando quadrado, exemplo:
Linha:
5 pontos
Coluna:
5 pontos
Diagonal
superior: 7 pontos
Diagonal
inferior: 7 pontos
Cantos:
10 pontos
Estas
pontuações podem ser determinadas pelo professor dependendo do que ele quer
atingir utilizando-se deste jogo e enfatizando a pontuação.
Ao
se estipular um determinado número de partidas e utilizando a pontuação,
pode-se somar ao final e estipular uma forma de campeonato classificando por
pontos e na próxima vez que utilizar o
jogo dará continuidade com os alunos trocando de dupla de acordo com sua
pontuação e assim sucessivamente, isto fará com que os alunos se socializem e
não sempre os mesmos da dupla jogando, possibilitando que cada um tenha contato
com diferentes estratégias de jogo utilizadas pelos demais colegas.
Dependendo
da criatividade do professor, ele poderá no mesmo jogo adiantar alguns
conhecimentos que eles terão no futuro como, por exemplo, as diagonais
superiores e inferiores .
Nenhum comentário:
Postar um comentário