quarta-feira, 2 de maio de 2012


JULIANE SCOTNICCI

VELHA DA ADIÇÃO DE FRAÇÕES



1/2
3/2
5/2
7/2
9/2
11/2
13/2
15/2
17/2



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10
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Conteúdo: adição de frações de mesma base e simplificação de frações.

Número de participantes: dois alunos ou duas equipes.

Materiais utilizados: o tabuleiro, dois clipes e trinta e seis fichas sendo dezoito de cada tipo.

Objetivo do jogo: cobrir os cinco números na seqüência sendo na linha, coluna ou na diagonal.

Estratégia: escolher qual é a melhor fração para efetuar a soma e cobrir os números na seqüência na tabela maior.

            Cada jogador recebe dezoito fichas de uma cor e escolhem-se quem começa a jogar. Na sua jogada, e somente no inicio, o jogador coloca os dois clipes sobre duas frações do quadro menor e efetua a sua soma, colocando a ficha cobrindo o resultado no quadro maior. O próximo jogador irá movimentar somente um dos clipes, sempre escolhendo o melhor para a sua jogada, efetuando a soma das frações e novamente marcando o resultado na tabela maior. Em cada jogada o objetivo é encontrar estratégias para fechar o jogo impossibilitando o colega de ganhar.

 Se caso o resultado estiver coberto o jogador passará a vez.

A partir da primeira jogada, cada jogador só pode movimentar um clipe por jogada no quadro menor, tentando cobrir cinco números na mesma linha, coluna ou na diagonal no quadro maior, podendo colocar os dois clipes sobre a mesma fração.

Ganha o jogador que cobrir cinco números na seqüência por primeiro. Caso nenhum dos jogadores consiga cobrir os cinco números e já estejam  sem possibilidades de jogo, considera-se como empate e reinicia-se o jogo.

Outra opção de jogo é atribuir pontuações para quem cobrir linha, coluna, diagonal superior e inferior, cantos com quatro números formando quadrado, exemplo:

Linha: 5 pontos

Coluna: 5 pontos

Diagonal superior: 7 pontos

Diagonal inferior: 7 pontos

Cantos: 10 pontos

Estas pontuações podem ser determinadas pelo professor dependendo do que ele quer atingir utilizando-se deste jogo e enfatizando a pontuação.

Ao se estipular um determinado número de partidas e utilizando a pontuação, pode-se somar ao final e estipular uma forma de campeonato classificando por pontos  e na próxima vez que utilizar o jogo dará continuidade com os alunos trocando de dupla de acordo com sua pontuação e assim sucessivamente, isto fará com que os alunos se socializem e não sempre os mesmos da dupla jogando, possibilitando que cada um tenha contato com diferentes estratégias de jogo utilizadas pelos demais colegas.

Dependendo da criatividade do professor, ele poderá no mesmo jogo adiantar alguns conhecimentos que eles terão no futuro como, por exemplo, as diagonais superiores e inferiores .


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